logo

Enem 2025: Inscrições começam nesta segunda e vão até 6 de junho


Outro destaque é a pré-inscrição automática de estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas.

Por Luiz Carlos Bordin

Enem 2025: Inscrições começam nesta segunda e vão até 6 de junho

Agencia Brasil

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados têm até o dia 6 de junho para se inscrever por meio da Página do Participante, disponível no site oficial do Inep (https://enem.inep.gov.br/). A taxa de inscrição é de R$ 85 para os candidatos que não obtiveram isenção.

As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com exceção de três municípios do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba — onde o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

Mudanças importantes na edição 2025

Entre as novidades deste ano, está o retorno do uso do Enem como certificação de conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos ou mais. A mudança, formalizada pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (23), reforça o papel do exame como uma ferramenta de avaliação da educação básica e de inclusão.

Outro destaque é a pré-inscrição automática de estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas. Mesmo com os dados já inseridos no sistema, os alunos precisam acessar a plataforma do Enem para confirmar as informações e escolher o idioma da prova.

"O objetivo é facilitar o processo e aumentar a participação dos concluintes do ensino público", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Cronograma do Enem 2025

Inscrições: de 26 de maio a 6 de junho

Provas: 9 e 16 de novembro (data regular)

Provas no Pará (Belém, Ananindeua e Marituba): 30 de novembro e 7 de dezembro

Para que serve o Enem

Além de garantir acesso a vagas em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem também é utilizado por instituições estrangeiras e pode garantir bolsas em faculdades privadas pelo Prouni.

Os interessados devem acompanhar todas as atualizações no portal oficial do Enem e garantir o cumprimento dos prazos para não perderem a oportunidade.